16 de setembro de 2022
"Nenhuma cidade devia ser tão grande ao ponto que um ser humano, de manhã, não consiga simplesmente sair da sua casa e andar a pé", escrevíamos nós no primeiro post da página do Facebook da Associação Bairro Ribeirinho.
De 16 a 22 de setembro, Faro celebra, tal como mais de 1500 cidades em 40 diferentes países do mundo, a Semana Europeia da Mobilidade.
No programa de atividades promovidas neste âmbito, vários pontos da cidade serão os felizes contemplados para a realização de exposições, campanhas de sensibilização, cursos de iniciação à bicicleta, cinema ao ar livre, passeios a pé e gincanas...
O Bairro Ribeirinho, tão central nesta cidade, não foi "bafejado pela sorte" de ficar incluído em tão rico programa.
Aqui, como já dissemos, mora muita gente de todas as idades que se pode "dar ao luxo" de andar mais a pé do que de carro e que frequentemente se esquece do sítio onde estacionou o próprio automóvel.
E fá-lo todos os dias do ano!
Mesmo sendo muitas vezes esquecido ou rotulado como o "bairro da night" onde moram poucas pessoas e de idades avançadas, o Bairro Ribeirinho é, na verdade, um potencial exemplo de sustentabilidade ecológica.
A nossa "gincana da mobilidade" não é para "principiantes" uma vez que os nossos obstáculos, além das já faladas poças de lixo, vómitos e urina humana, são também as trotinetes abandonadas e os carros mal-estacionados.
Aqui circula-se de manhã, à tarde e à noite, mas devíamos poder fazê-lo em ruas mais seguras, limpas e preservadas, onde o acesso a veículos de emergência fosse uma certeza e não uma esperança, onde o estacionamento selvagem de carros na Travessa de São Pedro ou na Rua Conselheiro Bivar (por exemplo) fosse efetivamente punido, onde as pessoas com mobilidade reduzida e os adultos com carrinhos de bebés pudessem circular em segurança e onde o frequente estrangulamento do trânsito na Rua Francisco Barreto e na Rua do Infante D. Henrique fosse matéria de reflexão, por constituir uma ameaça constante à qualidade do ar que respiramos.
Não somos loucos e também não somos poucos!
E continuaremos na nossa gincana diária da mobilidade com dificuldade de nível "avançado" que, por estes lados, significa apenas "andar a pé"!
#PSP
#municipiodefaro
#agenciaportuguesambiente
#policiadesegurancapublica
#juntadefreguesiasaopedro
#CCDRAlgarve
#uniaofreguesiasfaro
Envie-nos fotografias e videos para : eunobairro@gmail.com