
Património e Gatafunhos
29 de julho de 2022
No gaveto da antiga Rua do Zambujeiro, hoje Rua do Compromisso, e da Rua de São Pedro, surge a Casa do Compromisso Marítimo, reconstruída em 1709.
O edifício de dois pisos, com beirado saliente e telhados de tesoura, representa um bom exemplo do estilo "Chão", uma expressão artística portuguesa do século XVII caracterizada pela escolha de proporções áureas, geometrias clássicas e volumetrias compactas e pelos paralelepípedos retângulos das construções a conferir um aspeto fortificado.
Os Compromissos Marítimos eram associações de leigos que, livremente, se comprometiam a cumprir as normas associativas consignadas por escrito (os compromissos).
E até aqui rezou a História.
E hoje, infelizmente, as imagens gritam em surdina por um pedido de ajuda, por um compromisso sério com a lei que salvaguarda o património.
Não se pode, nem se deve deixar que a Memória, a Antiguidade, a Autenticidade, a Originalidade, a Raridade, a Singularidade e a Exemplaridade sejam sufocadas e ultrajadas por rascunhos e gatafunhos de provável expressão de raiva extemporânea.
Haja Compromisso!
#municipiodefaro
#Fagar
#freguesiasesaopedro
#CCDRAlgarve
#ASAE
#policiadesegurancapublica
#agenciaportuguesambiente
#ABAE